A manutenção de uma Guitarra Portuguesa

A manutenção de um instrumento musical é muito importante para a sua saúde sonora. Quando temos dificuldade em ler vamos ao oftalmologista para nos receitar uns óculos, para que possamos ler em boas condições e sem esforçar a vista. Será que temos a mesma noção quando começamos a ouvir mal? Para que o som do nosso instrumento musical seja sempre do nosso agrado é importante que pelo menos uma vez por ano façamos uma boa manutenção ao instrumento. Desta vez a manutenção vai para a Guitarra Portuguesa. Todos nós temos um certo cuidado com a limpeza do nosso corpo. E da sua Guitarra também tem? Há quanto tempo não limpa o pó que se armazena no Leque da sua Guitarra. Já imaginou a sua casa sem ser limpa durante um ano? Limpar uma Guitarra não é só passar um pano pela madeira. O Leque começa a ficar sem uma afinação precisa, a pestana cria ferrugem, a escala com gordura (normalmente só limpamos as cordas por cima, enquanto que a humidade fica entre as cordas e o escala), etc.

Se está para aí virado para dar uma boa limpeza à sua Guitarra Portuguesa, então vamos lá partilhar conhecimentos. Eu não sou detentor da verdade. Por isso se não concorda ou encontra erros ou gralhas diga sempre da sua justiça.   

O Leque

Sistema mecânico destinado a afinar o instrumento, dando mais ou menos tensão às cordas. A Guitarra tem várias afinações, que dependem do comprimento do braço (tiro de corda - 440 mm para escala de Lisboa e 470 mm para o tiro de Coimbra. No entanto o construtor pode fazer um instrumento com um tiro de corda diferente).

O calibre das cordas pode ser o convencional, no entanto o guitarrista pode alterá-lo porque pretende uma sonoridade diferente. A qualidade das cordas, o calibre de cada uma, a pureza do osso da pestana e do cavalete e a sua colocação no tampo (do Cavalete), altura e densidade, fazem da sua Guitarra um instrumento bem diferente. Não chega ter uma Guitarra construída por um construtor famoso. Depois é preciso sabê-la afinar em todos este parâmetros. Quantas vezes não gostamos do som da nossa Guitarra pelo simples facto de que não sabemos tratar dela. Como sempre esta página não pretende ser um professor. Quero apenas partilhar aquilo que aprendi com os meus Mestres, para que não faça as "burrices" que já fiz.

Mas eu não sou o detentor da verdade. Oiça sempre a opinião de quem construiu o seu instrumento musical. Todos é que sabemos tudo...

 

 

Limpeza e manutenção do Leque duma Guitarra Portuguesa