O Ás do Cavaquinho - Passatempo na RTP 1 - Portugal no Coração

Vai começar o passatempo o "Ás do Cavaquinho"

RTP 1 - Programa "Portugal no Coração" - Dia 09 de Outubro de 2012

Vou ser um dos elementos do Júri (em todos os programas) que vai apreciar a arte de tocar, sem direito a "Votar". Escolher o vencedor é privilégio dos espectadores que votam por telefone.

A minha apreciação é analisar e dar o meu parecer, depois de ouvir os dois concorrentes actuarem. O que é importante é participar e dar a conhecer o nosso Cavaquinho.

Será que não há Senhoras e Crianças a tocarem Cavaquinho?

Vai ter a oportunidade de conhecer os apresentadores pessoalmente e ver os estúdios da RTP e enquanto chega a sua vez, pode visitar o Museu da RTP. Existem prémios surpresa e eu ofereço o meu livro do "Cavaquinho sem Mestre! a cada um dos concorrentes. Gostaria que não fossem só a votar, "os amigos dos concorrentes". Caso contrário, quem tiver mais amigos é que ganha e não o melhor tocador de Cavaquinho. Venha participar como concorrente ou votando naquele que considera que tem mais arte no tocar.

Inscreva-se e participe

Por iniciativa da produção do programa "Portugal no Coração" da RPT 1 em Outubro, vai começar um passatempo dedicado ao Cavaquinho português. Terá a oportunidade de conhecer melhor o Cavaquinho português, a sua história e as viagens que fez nas mãos dos portugueses, que viajaram pelo mundo. De Braga à Indonésia o Cavaquinho teve muitas modificações, na sua construção, no aspecto exterior e nas técnicas de tocar. Venha mostrar que gosta de tocar Cavaquinho. Pode escrever para o endereço cavaquinho@rtp.pt e conhecer como se pode inscrever e participar. Não procuramos "vedetas"... porque a vedeta é o Cavaquinho. Morada da RTP para que possa escrever (inscrever-se ou saber o regulamento do passatempo):

Av. Marechal Gomes da Costa, Nº 37 - 1849-030 Lisboa - Portugal - Telefone (+351) 967590353 | www.rtp.pt
 

 
Se quer ver a apresentação do concurso, no programa Portugal no Coração e saborear as técnicas do João Baião e da Tânia Ribas de Oliveira, na sua arte de tocar Cavaquinho basta clicar no link:

http://www.youtube.com/watch?v=4dviOLtmsQQ&feature=g-upl

Se quer conhecer um pouco mais da história do Cavaquinho basta clicar no link:

http://www.youtube.com/watch?v=v2t2iJiHWFw&feature=g-upl

 

A grande viagem do Cavaquinho do Arquipélago da Madeira para o Havai.

No dia 23 de Agosto de 1879, um barco de nome "Ravenscrag" leva 419 passageiros madeirenses que vão trabalhar nas plantações de cana de açúcar. A bordo 3 grandes tocadores do Braguinha (nome que o Cavaquinho tem na Madeira) animam a viagem que demora 4 meses e 22 dias. Augusto Dias, Manuel Nunes e José do Espírito Santos resolvem montar um negócio de construção de Cavaquinhos. O Rei do Havai, King Davis Kalakaua, mostra-se um grande adepto do novo instrumento. No Havai o Cavaquinho é conhecido por "Ukulele" (em inglês Jumping Flea). A palavra Ukulele é formada por "Uku" = Flea = Pulga e "lele" = to jump = saltar. Embora a palavra "Uku" possa ter vários significados, podemos traduzir a palavra Ukulele por "Pulga Saltadora"... possivelmente pela sonoridade gritante do Cavaquinho. Embora existam outras opiniões! Por exemplo outros estudiosos atribuem a origem da palavra Ukulele à Rainha do Havai - Queen Lili'uokala, que lhe chamou Ukulele porque foi uma "prenda que chegou ao Havai" ("Uku" = gift = prenda e lele = to came = chegar).

Se quer ver esta reportagem da RTP 1 (Ás do Cavaquinho) basta clicar no link:

http://www.youtube.com/watch?v=kJJ2cBE-kfU&feature=g-upl

A construção dum Cavaquinho

Como é lógico em televisão, tudo parece fácil. Mas pode ficar com uma ideia de como construir um Cavaquinho. Se precisar da minha modesta ajuda, disponha. Mas o ideal é aprender com um Construtor de Cavaquinhos. Faça uma visita a um construtor e "ganhe" algumas horas na arte de aprender a construir. Vai ver que tem outro sabor, tocar num Cavaquinho da sua autoria. Se pretende ver o programa de divulgação do passatempo o "Ás do Cavaquinho" da RTP 1 (Portugal no Coração) basta clicar no link:

http://www.youtube.com/watch?v=DEjWNrYH54w&feature=youtu.be

 

Ser o Ás ou o Valete do Cavaquinho não é importante. Todos queremos que a RTP seja um serviço público. Nada melhor do que dar a conhecer ao mundo, a história da nossa música popular. O povo português sempre tocou Cavaquinho pelo prazer de o tocar. Não basta querer um serviço público é importante partilhar o conhecimento que cada um de nós tem do Cavaquinho.

Todos é que sabemos tudo!

jose-lucio@netcabo.pt