O novo método para Guitarra Portuguesa de Eurico Cebolo

  Eurico Augusto Cebolo


Nasceu a 28 de Outubro de 1938, na aldeia de Coleja, junto ao rio Douro, pertencente à freguesia de Seixo de Ansiães, no concelho de Carrazeda de Ansiães, na região de Trás-os-Montes, em Portugal.
Estudou gratuitamente no Porto, no colégio João de Deus, em virtude da sua facilidade de aprendizagem e da escassez de recursos financeiros da sua família. Nessa altura, apresentava já gosto pela escrita e desenhava histórias aos quadradinhos, que depois vendia aos colegas com mais posses.
Aos 15 anos de idade, foi trabalhar no lagar de uma quinta, pisando uvas, como forma de juntar dinheiro. Usou parte desse dinheiro para comprar uma guitarra portuguesa antiga e estragada, que viria a recuperar. Poucos dias depois, tocava já de ouvido em bailes de aldeia, tendo começado nessa altura a registar escalas e letras populares em papel.
Quando Eurico tinha 16 anos, a sua família foi viver para Moçambique. Aí, começou a aprofundar o estudo da música. Tornou-se, para além de músico, também compositor, tendo criado diversas músicas e letras para orquestras do Rádio Clube de Lourenço Marques.
Alguns anos mais tarde, em 1962, participou no festival hispano-português em Aranda de Duero, no qual viria a obter o prémio para a melhor canção portuguesa. Nos anos que se seguiram, ganhou mais cinco prémios em Espanha e em Moçambique.
Lançou o disco "Natal mágico", no qual tocava em sintetizador a parte orquestral das 20 canções incluídas.
Em 1976, lançou o primeiro manual de música de sua autoria, "Guitarra Mágica: Acordes".
Ao longo dos anos, publicou, por conta própria, numerosos livros dedicados ao ensino da música e dos instrumentos musicais, em Português, Francês e Inglês. Publicou também diversos romances de teor erótico.
Em 1999, a canção "Lisboa, Lisboa, Lisboa...", com letra e música de sua autoria, venceu o concurso da grande Marcha de Lisboa. No ano seguinte, a sua canção "Lisboa do Ano 2000" venceu também o mesmo certame.
Actualmente, possui uma loja de música na Rua da Boavista, no Porto, onde continua a receber os seus clientes. Em 2011, tinha publicado ao todo 61 livros, sendo 51 deles manuais de música e 10 deles romances, mantendo planos de ainda vir a publicar mais obras
 

  De elogiar o trabalho e o carinho que Eurico Cebolo tem tido ao longo de vários anos com a publicação de métodos para que os nossos instrumentos musicais não fiquem esquecidos. Agora mais um precioso contributo para a Guitarra Portuguesa com 6 livros que vêm acompanhados de CD áudio e DVD para que os amantes deste instrumento o possam estudar. Nem todos podem ter professor de Guitarra Portuguesa.

Com um preço muito acessível (18 euros por livro), pode ser encomendo via internet na loja de Eurico Cebolo (Rua da Boavista 80, 4050-102 Porto - Tel. - 22 200 8576), na FNAC ou nas lojas de instrumentos musicais.

Parabéns e obrigado em nome da Guitarra Portuguesa.