CHINCALHOS

 

ERA UMA VEZ...

É bem provável que a expressão "ir às sortes" não te diga nada. As "sortes" eram as inspecções militares obrigatórias. A rapaziada que vinha do campo para a cidade, aproveitava as caricas das bebidas para fazer este instrumento. Como curiosidade nos AÇORES as caricas são substituidas por "soalhas-pedaços de ferro" e em vez de chincalhos chamam-lhe "SISTRO". São parecidos com uma fisga, isto é, tomando feitio de um "V".

 

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Cartão, pregos e caricas.

 

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Tesoura, martelo e cola

 

EXECUÇÃO

Ser reparares na fotografia dos chincalhos, ele tem a forma de uma pá, onde existe uma pega e um sítio mais largo onde vais pregar as caricas. Deves colar várias tiras de cartão para ficar com a consistência devida, de modo a aguentar os pregos. As caricas devem ser furadas com um prego mais grosso do que aquele que vais utilizar para as fixares ao cartão. O tamanho e o número de caricas que vais utilizar é variável. Não te esqueças de tirar o vedante que existe no interior da carica, porque sem ele, obténs uma melhor sonoridade.

 

DECORAÇÃO

Com canetas de feltro podes decorá-lo ao teu gosto.

 

COMO TOCAR

Nada mais simples. Chincalhos ao ritmo duma cantoria. Mas não te esqueças da expressão  “ir às sortes ". A Música tem uma importância vital, no equilíbrio do teu crescimento. Com ela vais aprender a saborear a vida. As "sortes" eram uma inspecção médica. Mesmo que não gostes, do serviço militar obrigatório, aprende a estimar a tua saúde.