|
TAMBORETE DE GUITAS
ERA UMA VEZ...
O mundo, qualquer que tenha sido a sua origem, foi acompanhado de movimento e por conseguinte de som. O homem primitivo ao aperfeiçoar as suas ferramentas descobre o som que um machado produz ao cortar uma árvore (o som do tambor). Talvez o vibrar da corda do seu arco de caça, o tenha inspirado na invenção dos cordofones. Ao observar o ambiente que o rodeia, o homem, duma coisa se pode orgulhar: a invenção dos instrumentos musicais. Existem muitos tipos de tambores. Normalmente são tocados com as mãos ou com um pau (a baqueta). Mas o TAMBORETE DE GUITAS funciona duma maneira diferente.
MATERIAL DE CONSTRUÇÃOCaixa de plástico redonda e baixa, barrinha de madeira de 1 cm de diâmetro (cerca de 50 cm, 40 cm de cordel e pregos de arame.
FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS
Tesoura, serra, martelo, berbequim com broca de 2 mm e cola de contacto. EXECUÇÃO
Prende a barrinha de madeira a uma prensa e com um berbequim manual, faz num dos topos um orifício central com cerca de 3 cm de profundidade (se utilizares um berbequim eléctrico pede ajuda a alguém que tenha prática de trabalhar com estas ferramentas). Depois, com a serra, corta dois pedaços, com cerca de 1,5 cm cada. Esses dois bocadinhos de madeira vão servir de baquetas. Com a tesoura faz um furo lateral de modo a que a barrinha por ela possa entrar, atravessando a caixa de lado a lado sendo finalmente fixo com um prego. Atravessa um cordel perpendicularmente à barrinha e ata nas extremidades livres os dois berloques de madeira. Para te auxiliar a passar a corda, pelo interior da caixa, utiliza um arame que te serve de guia.DECORAÇÃO
Se reparares na fotografia do instrumento, ele tem na caixa um conjunto de números, lembrando um relógio. É isso mesmo, não te esqueças, que o tempo bem dividido, dá para brincar e para estudar. Se estás no tempo de brincar, decora-o a teu gosto.
COMO TOCAR
Pega no tamborete pela barrinha de madeira, e roda-o para um lado e para o outro, de modo a que os berloques batam na caixa ao ritmo desejado.
|