Guitarra Portuguesa com sistema MIDI

  Depois de 10 anos de estudo gostaria de partilhar com os amantes da Guitarra Portuguesa um novo som Midi para este instrumento. O som MIDI (Musical Instruments Digital Inferface) vai permitir obter outras sonoridades da Guitarra, sem lhe tirar a sonoridade típica do instrumento. Permite em palco obter um som de fundo de apoio à sonoridade da Guitarra, em casa testar arranjos para Fados e escrever partituras para Guitarra quando ligada a um computador que tenha instalado um programa de partitura como o Sibelius, Guitar PRO6, etc.

As partituras que tenho nesta página foram feitas com esta Guitarra no programa Guitar PRO6.

Tem duas hipóteses de colocar um sistema MIDI na sua Guitarra. Ou constrói uma Guitarra como esta ou adapta-o à sua Guitarra, sem a estragar ou furar.

Vou tentar explicar-lhe, passo a passo, o que precisa de fazer.

O som de fundo foi gravado com esta Guitarra.

   

1ª hipótese - Montar o sistema na sua Guitarra sem a estragar ou furar

Material que precisa - Um pickup Midi do tipo Roland GK-3 (existem outras marcas e eu não tenho comissão da Roland), um Cabo Midi de 13 Pines para ligar a Guitarra ao Gerador de Sons e um Gerador de Sons do tipo Roland GR-20. Precisa de um amplificador do tipo Combo, com 3 entradas. Duas são ocupadas pelo Gerador de Sons (em estéreo) e a outra entrada para ligar o Jack da sua Guitarra que pode ter uma amplificação do tipo "Piezzo" (colocado por debaixo da pataleta que apoia o cavalete - por vezes faz muito "feedback") ou um pickup do tipo "single coil" de preferência do tipo HOT (tem uma sonoridade mais agradável e não faz "feedback - ideal para tocar em grandes espaços).

O GK-3 vem equipado com suporte de plástico para o colar ao tampo da Guitarra a 20 mm do Cavalete (pode descolá-lo que não estraga o verniz). Aparafusar o GK-3 ao suporte de plástico. Os parafusos têm uma mola que permite levantar o GK-3 de modo a que as cordas fiquem a 2 mm do mesmo. Estas medidas são rigorosas. Caso contrário o som Midi sai com latência (atraso entre o som original e o Midi).

Fixar com Velcro o comutador do GK-3 que lhe vai permitir, só ter som de Guitarra limpo, Guitarra e o som Midi que escolher gerado pelo "Módulo de Sons" ou só o som Midi. Tem comutadores para poder mudar o som Midi e um potenciómetro que lhe permite alterar o volume Midi.

O amplificador do tipo Combo, deve ter saídas para PA. Deste modo em palco, o Combo serve de monitor e ao mesmo tempo o seu som sai para o som do palco (PA).

Se não tem prática destas andanças peça a um técnico de som que habitualmente aplica este sistema em Violas Eléctricas. Ter em atenção que nem todas as cordas servem para este sistema. As afinações finais (sinal Midi de cada corda) devem ser ajustadas no Módulo Midi.

2ª hipótese - Montar o sistema numa Guitarra construída de raiz

Os Pickup Midi GK3 têm dois sistemas. Um externo (para aplicar nos instrumentos) e um outro para ser colocado no interior do instrumento. A Guitarra tem de ter uma abertura nas costas para se poder colocar o sistema Midi. Na 1ª fotografia pode observar um Pickup (single coil) na boca da Guitarra para captar os sons das cordas, como acontece nos "Piezzos" que se colocam debaixo da Pataleta (em osso, onde assenta o cavalete). Não é uma "alhada" simples mas dá um certo prazer tocar Guitarra Portuguesa com som de Órgão ou ter uma orquestra em fundo, quando tocamos uma guitarrada, tendo em primeiro plano o som original da Guitarra.

Se tiver dúvidas diga da sua justiça para jose-lucio@netcabo.pt

A intenção é partilhar conhecimentos e dar dignidade à Guitarra Portuguesa sem lhe tirar a sua sonoridade.

Mas o verdadeiro som da Guitarra Portuguesa é sem truques. Ou sabemos tocar ou "andorinha... que era uma folha verde e veio um burro e comeu-a... a folha verde)

Um abraço

José Lúcio Ribeiro de Almeida