As Cegadas

Algumas curiosidades sobre as "Cegadas".

Existiram vários tipos de "Cegadas". Não havendo uma data rigorosa para o seu aparecimento eu arrisco a data de 1880 para o aparecimento dos primeiros espectáculos de rua, cantadas em tom maior, em FADO Corrido. As "Cegadas não eram mais que uma crítica, cantada em verso, dos costumes e desavenças da época. Nela participavam quatro homens, um, vestido com saias que representava a mulher do lupanar, cantadeira e mulher de vida fácil, outra personagem o Janota, também conhecido pelo "pagantes" (que só pagava quando a sua protegida lhe fornecia empréstimo a fundo perdido). Participava também um polícia que empunhava uma espada de pau e tinha por função manter ou provocar a desordem e finalmente o Galego. Foram muitos os Galegos que emigraram para Lisboa. Faziam os trabalhos que ninguém queria, muitos deles conseguiram subir na vida e ainda existem hoje em Lisboa muitos restaurantes dessa proveniência. Durante os três dias do Entrudo estas boas almas, de bolsos depenados, actuavam nos bairros de Lisboa onde a populaça assistia em redondel e os mais priveligiados, não fosse o Diabo tecê-las, assistiam a estas fadistices de rua nos seus camarotes (nas janelas dos prédios que circundavam o local onde a "Cegada" tinha lugar), no final, os quatro actores diziam a célebre frase "cinco reis, dê reis, tudo é dinheiro". Como nem sempre os assuntos versejados eram do agrado do auditório, havia sempre alguém que se picava, em geral a pancadaria final fazia inveja aos produtores de filmes de Cowboys americanos. Ou porque os actores se cansaram das nódoas negras, dadas sem intensão pelas cargas policiais, ou porque o FADO se tornou mais polido, as "Cegadas" tornaram-se dramáticas e passaram a evocar situações históricas cantadas em tom menor, mais propício ao ambiente evocado. Serviam de tema o drama de D. Inês, o exílio de Camões ou o nevoeiro que impediu o regresso de D. Sebastião. Quando a República passou a ter os seus adeptos e Marx e Lenine começaram a ser lidos, as "Cegadas" começaram a ser políticas e serviam de campanha política para a sensibilização da opinião pública para a queda da Monarquia. Já agora, permitam-me o aparte: terá alguma coisa a ver com o assunto as campanhas política actuais serem uma grande cegada? O FADO serviu, uns anos antes da queda da Monarquia em 1910, como canção política. A provar esta afirmação João Black, socialista republicano que começou a cantar em1893, deslocava-se muitas vezes ao Alentejo para cantar os seus Alexandrinos políticos, a que ele chamava cantigas ao domicílio. Se vivesse na época actual eu chamar-lhe-ia especialista em presidências abertas.

 

  Masquerade Fado

("Cegadas")
 

Some peculiarities of Masquerade Fados ("Cegadas").
There are various types of masquerade fados ("Cegadas"). As there appears to be no definite date from which they began to take place, I will venture the date of 1880 as the time when the first street shows started, sung in major keys, in FADO Corrido (Running or trotting rhythmed Fado). The Masquerade Fado ("Cegada") was simply a criticism of the customs and dispute of the time, sung in rhyme. Four men took part in them, one, dressed in a skirt, represented a woman from a brothel, a woman who sang of a loose life, another character the Dandy, was also known as the "payer" (who only paid when his protégé provided him with a limitless loan). A policeman also took part, grasping a wooden stick for a sword which he used to maintain order or provoke disorder, and then there was a Gallician. Many Gallicians immigrated to Lisbon and did the work no-one else wanted to do. A lot of them managing to go up in the world and even today there are still restaurants in Lisbon serving food from that region. During the three days of Carnival these good people, with empty pockets, performed in the Lisbon quarters where the people watched in an arena. The more privileged assisted at these street entertainment parties in their boxes (at the windows of the buildings surrounding the place where the Masquerade Fado ("Cegada") was performed). At the end, the four actors used the famous term “just five little coins, give us some coins, it’s all money". As the subjects in the verses did not always please the auditorium, there was always someone who would hurt themselves; usually a closing fight was enough to make producers of American Cowboy films jealous. Either because the actors became tired of getting bruises, given unintentionally by the political factions, or because the FADO became more polished, the Masquerade Fados ("Cegadas") developed a dramatic style, bringing to mind historical events sung in minor keys, more appropriate for the scene evoked. They chose the themes of the drama of D. Inês, the exile of Camões or the fog which prevented the return of D. Sebastião. When the Republic began to have followers and Marx and Lenine became leaders, the "Cegadas" became political and were used as political campaigns to influence public opinion in favour of the collapse of the Monarchy. For some years before the fall of the Monarchy in 1910, FADO was used for political songs. A good example of this is João Black, the republican socialist who began to sing in 1893, and very often went to the Alentejo to sing his political Alexandrine verses which he called suburban songs. If he were alive today I would call him a specialist in presidential campaigns.