Aprender a fazer Unhas Postiças para Guitarra

Se pretende tocar Guitarra Portuguesa, mesmo que tenha unhas fortes, é bom que se habitue à ideia de usar "unhas postiças" no indicador e no polegar, para obter uma boa sonoridade do instrumento.

Existem à venda unhas postiças, que servem para Cavaquinho, Bandolim, etc. mas as unhas que se vendem para Guitarra são muito malfeitas e pouco práticas.

As unhas de um guitarrista são pessoais e dependem da espessura do dedo e do feitio da unha. Por isso o guitarrista escolhe o material de fabrico e constrói as suas unhas postiças de acordo com os seus dedos. Na maioria dos casos até são muito mal feitas mas o que importa é que o guitarrista se sinta confortável com as mesmas quando toca a sua Guitarra Portuguesa.

Os guitarrista da escola de Lisboa não usam unhas do mesmo feitio do que os guitarrista de Coimbra. Mas esta pequena ajuda visa os guitarristas de Lisboa.

Estas unhas foram de grandes guitarrista. De perfeitas não têm nada mas o importante é que eles tocavam muito bem com elas.

Repare no orifício central. Este orifício depende da forma e tamanho da sua unha. Para fixar a unha ao respectivo dedo pode utilizar um elástico ou fita adesiva. Necessita sempre de ter um pouco de unha própria, que entre no orifício da unha postiça.

Muitos são os materiais usados para fazer unhas. Capas de CD's, plástico, acrílico, os tubos e isqueiros velhos, etc. Cada um destes materiais tem a sua densidade e como tal o timbre da sua guitarra vai depender da escolha. Cada guitarrista acaba por ter a sua opinião sobre a qualidade das unhas. Por isso vou limitar-me a dizer como eu faço as minhas unhas. Não é melhor nem pior é simplesmente a minha maneira, resultado da investigação que tenho andado a fazer, já lá vão muitos anos.

Estas são as minhas unhas.

São em tartaruga. A tartaruga é um animal protegido e como tal o material para as fazer não é fácil de encontrar e é muito caro.  Pode encontrá-lo em antiquários que normalmente têm peças partidas (cigarreiras, guarda jóias, etc.) em tartaruga. Claro que também existem noutros sítios... mas não me compete dizer quais, por razões óbvias.

Mas a técnica de fazer unhas é igual. Necessita de ter alguma ferramenta para as fazer.

1 - Um pequeno torno onde segura o material.

2 - Uma serra de rodear para cortar materiais mais densos que não podem ser cortados com um tesoura (3)

4 e 5 - Para abrir o buraco central da unha pode utilizar um ferro de soldar ou um berbequim com uma ponta de esmeril.

Construção da unha

1 - Meça a largura dos seus dedos (indicador e polegar, no final da unha) e o comprimento da unha. Vou-lhe dar o meu exemplo e depois adapte aos seu dedos.  O meu dedo indicador tem 21 mm de espessura. O comprimento da unha é de 14,5 mm. Como tal começo por cortar um rectângulo de 30x20 mm.

2 - Coloco o material em água a ferver ou aqueço-o com um secador de cabelo, para o tornar maleável e lhe poder dar a curvatura do meu dedo. Depois do material estar maleável coloco-o sobre um tubo de ferro (a torneira da água também serve) e com o auxílio de um pedaço de madeira (onde previamente abri um rasgo - observar a figura que se segue) faço força sobre o material a dobrar, que vai servir para o moldar, sem me queimar.

3 - Depois de ter a unha postiça arqueada, começo por abrir um orifício central, com um ferro de soldar (para plásticos) ou utilizo um berbequim para materiais mais rijos. A ponta da unha que vai tocar nas cordas não deve ter mais de 4 mm. Uma unha muito comprida dificulta a execução na Guitarra. A base da unha postiça (onde vai colocar o elástico ou fita cola para a prender ao dedo) deve ter cerca de 8 mm. O alargar do orifício é feito com um berbequim com ponta de esmeril ou com um "limatão" redondo. Pode também utilizar uma tira de lixa de 120 gr. (textura da lixa) enrolada a uma pequena chave de parafusos, para abrir o orifício. À medida que o vai abrindo, vá testando a unha postiça no seu dedo, até sentir que ela está de acordo com o tamanho da sua unha e que não existem saliências que o possam magoar ou tornar a unha postiça desconfortável.

4 - Para finalizar gaste a unha postiça de lado para que não fique muito larga na ponta. Para a segurar ao dedo pode usar elástico redondo ou o elástico que se usa na roupa ou simplesmente utilizar adesivo. O adesivo ideal é aquele que se compra nas farmácias. Fixa melhor a unha postiça e não cria alergias.

Espero ter conseguido transmitir-lhe algumas ideias sobre este assunto embora cada guitarrista tenha a sua técnica. Descubra a sua e boas guitarradas.

Se encontrar erros de construção de frases ou gralhas de escrita diga de sua justiça.

jose-lucio@netcabo.pt