3ª Lição

 

Aprender a acompanhar o Fado Menor

Se pretende ser um grande concertista de Guitarra Portuguesa, estas palavras não são para para si. Este pequeno curso é para pessoas que simplesmente gostariam de tirar algum som de uma Guitarra Portuguesa. Acompanhar um Fado tem uma magia própria. Não é a mesma coisa do que ir ouvir Fado. Tocar qualquer coisa de Guitarra Portuguesa é estar dentro do Fado.

As notas do Fado Menor (simples acompanhamento) têm que ser sentidas. Quando se acompanha o "Menor" a sua mente pára. Estamos na magia do Fado. A magia da vida tem sentimentos próprios. Cada um sabe dos seus. Pessoalmente, porque já toco mal Guitarra desde os meus 11 anos (este ano faço 62 em Outubro) e toco mal porque não treino o número de horas suficientes. Acompanhar o "Menor" não é estar, mas sim ser. Já reparou que quando aparece na Rádio ou Televisão, Fado, em jeito de mercadoria musical (vender Cd) onde quase ninguém presta homenagem aos músicos (parelha de Fado)e autores (letra e música).

Bem chega de desabafos porque a intenção é que o ou a amigo (a) aprenda a tocar Guitarra. Vamos ao "Menor".

Não queira por os carro à frente dos bois. Aprenda as primeiras lições. Vai ouvir em fundo um som MIDI que não corresponde ao som da Guitarra. Serve apenas para o auxiliar na leitura da pauta ou tablatura.

Recebo muitos correios electrónicos (podia dizer Emails) pedindo coisas e loisas sobre o Fado. Respondo a todos no dia.

Aqui, nesta página, pode guardar tudo. Nada é proibido. Se lhe der jeito, guarde e imprima as pautas. Por muito avanço tecnológico que possa haver um livro ou uma fotografia em papel, tem sempre um jeito de Fado. É sempre mais pessoal e intransmissível.

Não queira é aprender sem trabalhar. Se tiver dúvidas, fale ou melhor dizendo, "correie", electronicamente falando.

Aqui está a pauta do "Menor". Para os especialistas na matéria, não esqueçam de eu sou um medíocre conhecedor de Teoria Musical. Mas com a vossa ajuda poderei melhor esta aprendizagem.

 

Se encontrar erros, diga da sua justiça para jose-lucio@netcabo.pt

Não desista e pratique todos os dias.

José Lúcio Ribeiro de Almeida