Quer comprar uma Guitarra Portuguesa - Cuidado com as Guitarras Usadas - Internet |
Quer comprar uma Guitarra Portuguesa?
Quando se anda nestas andanças, dos instrumentos musicais, vou escrevendo os problemas das pessoas que querem comprar um instrumento (por exemplo uma Guitarra Portuguesa).
Não é fácil comprar uma boa Guitarra Portuguesa. Mas a sua primeira preocupação deve ser a seguinte: tem tempo para aprender a tocar? Mesmo uma boa Guitarra, não toca sem tocador. São precisas muitas horas de treino para se começar a tirar som da Guitarra.
Se está decidido a comprara uma Guitarra, tenha atenção ao seguinte:
1- 1- Quanto pode gastar na compra da sua Guitarra? Mas não se esqueça que nem sempre uma Guitarra cara é uma boa Guitarra. Muitas são as pessoas que querem compram uma Guitarra cara porque gostam da sonoridade (quando é tocada por bons músicos), mas nunca tocaram um instrumento de corda.
2- 2- Sem calos na ponta dos dedos que pisa as cordas, o instrumento não tem um som cristalino. Muitas desistem porque não conseguem tirar um bom som da Guitarra logo nas primeiras lições. A Guitarra tem doze cordas, 110 kg de pressão e como tal não é fácil pisar duas cordas ao mesmo tempo e ter um som limpo. Calma… “Roma e Pavia não se fizeram num dia”.
3- 3- Escolha uma Guitarra que tenha uma boa escala (escala macia - onde as cordas não estejam muito altas em relação à escala). Se tem dificuldade em pisar as cordas ou a Guitarra tem o cavalete muito alto ou a escala está empenada.
4- 4- Não compre um instrumento sem o experimentar, mesmo que não saiba tocar. Penso que não se deve comprar por catálogo. Pode ter sorte ou não. São poucos ou vendedores que querem servir bem o cliente. Fazem duma Guitarra uma mercadoria musical e como tal é para dar lucro. Como é lógico se poder levar alguém que saiba do assunto melhor. O vendedor quer vender, o seu amigo (a) quer que faça uma boa compra.
5- 5- Mas comprar uma Guitarra (ou outro qualquer instrumento) não passa por ter outra “traquitana” em sua casa. Um instrumento musical é uma companhia. Recebo por ano muitos milhares de Correios Electrónicos (E-mails) de pessoas que se reformaram e agora têm tempo para aprender a tocar um instrumento. Finalmente a correria acabou mas... nasceu a solidão. Se a vida não lhe deu essa oportunidade, agora… se gostar e pode compre um instrumento musical. Não para ser vedeta ou profissional mas para animar as festas dos seus netos ou amigos (as). Estar reformado não é não fazer nada só porque se trabalhou a vida inteiro. Está na hora de pensar em si, no que gostava de ter aprendido, no quer fazer do seu tempo livre. Aprenda a ser egoísta e a dizer "NÃO" . Como é lógico estas afirmações não se aplicam aos seus VERDADEIROS AMIGOS. Porque se pensa que tem muitos, tem andado no lado errado da vida. Pense em si, no que quer, na sua saúde, porque ninguém fica por cá. GASTE O SEU TEMPO RESPEITANDO A SUA VONTADE.
Cuidados com as compras feita na internet - O rótulo do instrumento pode não querer dizer nada! |
Cada vez mais, aparecem anúncios de Guitarras Portuguesas em páginas na internet, de artigos usados. Cuidado não compre gato por lebre.
Nada mais fácil do que substituir um rótulo para parecer que uma Guitarra é de um construtor importante e vale muito dinheiro. Como tal, vai fazer uma boa compra, porque o que importante é o Rótulo. Cuidado porque um rótulo é muito fácil de ser falsificado. A história é sempre a mesma. Guitarra muito antiga que pertencia ao meu avô e que já pertence à minha família à dezenas de anos ou às vezes centenas de anos. O fato de ser antigo não quer dizer que tenha algum valor monetário. Pode ter um valor sentimental, mas essas guitarras não são para vender mas sim para serem estimadas e tocadas. Um Guitarra antiga precisa de ar para respirar. Veja se tem o bicho da madeira, não a limpe com produtos químicos e coloque-a num sítio onde exista uma temperatura agradável. Não a guarde dentro de um estojo ou embrulhada em pano ou papel. Cuidado com as Guitarras partidas ou sem cordas. Não compre uma Guitarra sem a experimentar afinada mesmo com com velhas. As Guitarras antigas eram coladas a grude e se estiveram em sítios húmidos podem ter as travessas soltas. Está muito bonita por fora mas não aguenta a afinação. Fazer um bom negócio com um Guitarra usada não é fácil. Normalmente não conhecemos o vendedor de lado nenhum e pagamos a dinheiro e não recebemos nenhuma factura da compra. Se comprar um instrumento não se esqueça de pedir, o nome do comprador, número do BI e telemóvel. Se for uma pessoa séria não tem problemas em lhe fornecer estes elementos. Se a Guitarra for roubado pode ter problemas com a polícia e perde o seu belo dinheirinho. Como diz o povo, gostamos sempre de enganar o cigano (com o devido respeito pela raça que é igual a todas - bons e maus). Mais uma vez... cuidado com as compras pela internet.
Se tem paciência para ouvir mais uma conversa de com tratar da sua Guitarra Portuguesa aqui fica o link do YouTube.
https://www.youtube.com/watch?v=xjOS6-iacyE&feature=youtu.be
Um abraço
Se encontrar erros ou gralhas de escrita e tiver a amabilidade de as corrigir... a Guitarra agrade-se.
José Lúcio Ribeiro de Almeida