Tunas & Trupes

Tunas & Trupes, o meu segundo trabalho em Disco de Vinil (também em cassete) editado em 1988. Gravado nos estúdios da Discossete pelo técnico de som J. Félix. A Capa e Contracapa são aguarelas da autoria do meu amigo e grande pintor Carlos Luz, que teve a amabilidade de mas oferecer. Na Capa o velho tocador de Bandolim que animava as ruas do Funchal (Madeira). Na Contracapa uma "Arruada" festiva. O Disco foi um trabalho de agradecimento a todos os Mestres portugueses (construtores, músicos, contadores de histórias, Ranchos, Filarmónicas, Tunas, Trupes de Jazz e ao povo português de norte a sul e ilhas) que me ensinam a estar na música. Talvez não tenha sido o aluno ideal... mas vou tentando que as nossas tradições musicais não se percam. Uma espécie de Ministério da Cultura por conta própria. Que ninguém tenha ilusões... ou são os portugueses a fazerem algo pela cultura (musical ou não) ou "era uma folha verde, veio um burro e comeu-a!

Para ouvir as músicas do Disco (formato MP3) basta clicar na respectiva música. Na página anterior em Bandolim, tem as partituras e as músicas (formato Midi) para poder seguir as partituras das mesmas. Nas músicas do Disco, gravadas em multi-pistas, todos os instrumentos foram tocados por mim e nem sempre respeitei as partituras escritas. Foram arranjos das mesmas. Se puder oiça com atenção o ambiente tímbrico dos diálogos entre o Bandolim e a Bandola. Eles mostram as diversas regiões do nosso País na maneira de estar, cantar e dançar.  

Lado A (músicas em formato MP3)

1 - Vira do Minho - (Popular - Minho). O Vira que também era dançado em Lisboa, Coimbra e Palmela.

2 - Ó Ferreiro Guarda a Filha - (Popular - Trás-os-Montes). O saltitar da "bonita moçoila" que quer namorar, mas o povo alerta o pai para ter cuidado!

3 - Ró - Ró - (Popular - Beira Litoral). Canção de embalar, para que o bebé possa dormir, já que a mãe está preocupada com o regresso do homem do mar.

4 - Alargai-vos Raparigas - (Popular - Douro Litoral). A alegria das festas e romarias onde o povo recupera as energias para lidar a terra.

5 - Marinheiro - (Popular Ovar - Beira Litoral). A saída cadenciada dos barcos para a pesca da sardinha. Louvado seja Deus que guia a tua "barquinha"

6 - Não vás ao Mar Toino - (Popular - Nazaré?). A vida do homem do mar. A alegria da chegada e a tristeza da partida.

7 - Oliveira da Serra - (Popular - Beira Alta). O sonhar do homem do povo com a sua amada, quando se vive longe de tudo.

 

Lado B (músicas em formato MP3)

1 - A Moleirinha - (Popular - Beira Baixa). A bela Moleirinha que tem de trabalhar com a farinha, apesar da sua beleza.

2 - Dom Solidon - (Popular - Estremadura). A menina que apesar de estar sempre airosa... anda sozinha.

3 - Passarinho Trigueiro - (Popular - Ribatejo). O sonhar cantado, de quem pretende escolher o caminho da vida.

4 - As Armas do meu Adufe - (Popular - Alto Alentejo). Canto ao Adufe que só era tocado por senhoras. (A mão ligeira)

5 - Por esses Campos Fora - (Popular - Baixo Alentejo). A paz e as caminhadas vagarosas das paisagens alentejanas.

6 - Tia Anica de Loulé - (Popular - Algarve). A história da Tia Anica... que pelos vistos tinha muito para dar.

7 - Zabelinha Tecedeira - (Popular - Madeira). A grandeza dos bordados da Madeira.

8 - Sapateia - (Popular - Açores). A alegria no trabalho com a cadência insular.