As cordas da Guitarra Portuguesa |
|
|
|
|
Escolher as cordas para uma Guitarra Portuguesa não é tarefa fácil. Esta escolha depende de muitos factores. O tamanho de escala: tiro de corda de 440 mm (Lisboa), de 470 mm (Coimbra) ou escalas intermédias. As marcas do fabricante das cordas que têm timbres diferentes e como tal o seu gosto é que manda. Como é lógico posso-lhe dar a minha opinião, mas não quer dizer que seja a ideal para a sua Guitarra. Eu utilizo os bordões da Dragão que compro em grupos de 12 e o aço “corda de piano” em rolo que vou cortando à medida que necessito. É importante guardar as cordas em sacos de plástico hermético, que por sua ver são guardados em caixas de plástico que não permitam a oxidação das cordas. O aço inox que vem na maioria dos encordoamentos tem as suas vantagens mas não tem o mesmo brilho do aço corda de piano (que implica mais cuidado do guitarrista na limpeza das corda porque enferruja com mais facilidade principalmente para quem transpira das mãos. O mesmo não acontece na corda inox. Atenção eu estou a falar de mim e não do seu gosto. Não sou detentor da verdade. A “talho de foice” ... sabe limpar as cordas da sua Guitarra? Uma Guitarra necessita de 3 panos para uma boa limpeza, quando acabamos de tocar. Esta limpeza vai fazer que as cordas não percam o brilho e durem mais tempo. Um pano de fibras para limpar o corpo da Guitarra. Um outro de pano (pano de bilhar), do tamanho da escala, para colocar entre as cordas e a escala. O pano de bilhar é higrométrico e com tal vai absorver a humidade que se criou entre as cordas e a escala. O terceiro pano (também pano de bilhar) do comprimento da Guitarra para limpar as cordas e ficar sobre as mesmas em todo o seu comprimento. Deste modo quando coloca a Guitarra no estojo não estraga o feltro do tampo da caixa. O feltro do tampo do estojo por vezes larga pelos que se prendem às cordas da Guitarra. Esses pelos impedem o brilho das cordas e até uma afinação correcta. Voltando às cordas da Guitarra vamos analisar os diversos calibres que pode usar, modificando-os a seu gosto procurando na sonoridade da Guitarra, o seu som ou o ambiente timbrico que mais lhe agrada. No entanto tenha em atenção
|
|
Estes são os calibres convencionais usados ao longo de muitos anos pelos Guitarreiros portugueses. Para as afinações de Lisboa e Coimbra.
O calibre de uma corda e o seu comprimento podem
reproduzir várias notas (corda solta) no entanto são fabricados para darem uma nota
ideal. Se a nota for muito baixa temos o restolhar da corda e uma
sonoridade desagradável e se a nota for muito alta a corda parte. Muitos
são os Guitarristas que utilizam cordas de calibre mais grosso para uma
determinada situação para obterem uma maior projecção de som do
instrumento. Neste caso temos maior tensão no braço (pode acontecer que
o braço empene se não for de boa qualidade) e permite ao guitarrista uma
dinâmica mais forte (tocar com mais força e maior volume de som). Se a sua Guitarra não de boa qualidade não aconselho estas experiências, que podem dar mal resultado. No entanto a afinação ideal não depende só da qualidade das cordas. A Guitarra tem várias peças importante pata uma boa afinação. Um Leque de boa qualidade que permita esticar a corda sem esforço do seu tocador. Muitas são as Guitarras que têm a Voluta muito próxima do Leque o que dificulta a afinação. Mais duas peças importante. A Pestana, junto ao Leque e o Cavalete com a Pataleta (apoio do Cavalete para não danificar o tampo e melhor distribuir o som das cordas). A Pestana deve ter rasgos ou guias das cordas, com a espessura das mesmas. Um rasgo mal feito faz com que a afinação não seja suave mas sim por ressaltos. Teoricamente o Cavalete deve estar numa posição especial (a distância da Pestana ao 12º traste deve ser igual à do 12º traste ao Cavalete). No entanto esta posição deve ser corrigida quando temos maior tensão de cordas. O ideal é um bom afinador electrónico para quem não tem um ouvido musical perfeito. Finalmente o Atadinho (peça que está no final da caixa acústica) que deve ter o parafuso de fixação bem apertado. Por vezes a madeira não prende bem o parafuso e o Atadilho começa a deslocar-se desafinando a Guitarra. |
|
As cordas com "Lacetes" bem feitos, outro
elemento importante para um boa afinação da Guitarra. Não chega fazer o
Lacete é importante trancar a corda, com várias voltas, para que
a corda não comece a desenrolar. Muitos são os aprendizes de Guitarra
que dizem que a Guitarra está sempre a desafinar, quando o problema está
em corda mal feitas.
Ter também cuidado, ao colocar uma corda na Guitarra, de baixar a espera fixa onde encaixa o Lacete da corda. Caso contrário a corda para afinar fica com a espera fixa muito subida e por vezes encosta ao final do rasgo guia do Leque e não conseguimos afinar a Guitarra. |
Filmes de curiosidades sobre a Guitarra Portuguesa |
Estórias da Guitarra
Estórias da Guitarra Conversa 1 (link) - https://www.facebook.com/100011217549895/videos/356246498092599/ Estórias da Guitarra Conversa 2 (link) - https://www.facebook.com/100011217549895/videos/358103074573608/ Estórias da Guitarra Conversa 3 (link) Guitarra Portuguesa - Unhas Postiças - como fazer Estórias da Guitarra Conversa 4 (link) Guitarra Portuguesa - O Leque Comprara uma Guitarra Portuguesa (link) https://www.facebook.com/100011217549895/videos/361659797551269/ Estórias da Guitarra Conversa 5 (link) https://youtu.be/jWkpnNwNN_0
|