Aprenda a cantar o Fado

 Como em tudo na vida , existem sempre várias opiniões sobre os assuntos. Há quem diga que o Fado nasce connosco e como tal não se aprende. Eu também tenho a minha opinião. Se gosta de cantar Fado, cante. Quem canta, seu mal espanta. Se os outros não gostam de o (a) ouvir cantar... problema deles. Hoje em dia no Fado vale tudo, porque é que não há-de cantar o Fado à sua maneira. Se lhe disserem que desafina ou é semi-tonado (a), responda que a sua técnica é de "Estilar o Fado". Não utiliza as escalas cromáticas habituais. Diga que gosta de ser acompanhada por instrumentos de escalas não temperadas. Se lhe disserem que foge ao compasso e não respeita os tempos fortes, responda que tem medo do compasso e por isso foge dele. Hoje em dia no Fado vale tudo. Por isso, se gosta de cantar o fado cante que o seu cantar tem graça. Não deixe que os outros o privem daquilo que gosta.

Mas se quer aprender a cantar o Fado, sendo acompanhado (a) por uma "Parelha de Fado" (Guitarra Portuguesa e Viola de Fado) então o caso muda de figura. Depois tem duas opções: ou quer aprender a cantar o Fado como amador (a) e cante quando quer e lhe apetece ou pretende ser profissional. Este artigo destina-se a amadores. Quem quer ser profissional deve-se inscrever em escolas próprias e ter professores especializados no assunto.

Para os amantes e amadores de Fado aqui ficam algumas dicas.

1 - Prepare o seu livro de Fados tendo o cuidado de saber se as letras estão correctas. Não se esqueça de escrever por baixo do título do poema o autor do mesmo, o nome da música que serve de base ao poema e o respectivo autor. Quando estiver na sua roda de amigos num ambiente fadista, não se esqueça de que vai cantar um Fado que não é seu. Como tal, não se arme em vedeta e preste homenagem ao autores do Fado (poema e música) antes de começar a cantar. O seu a seu dono. Se tiver acompanhamento musical não se esqueça de apresentar os músicos. Os músicos também são gente. Repare, com olhos e ouvidos, em programas de televisão onde a vedeta, quer ser vedeta à força e não faz qualquer tipo de referência a autores e a músicos. Mas como não quer ser vedeta, não siga os exemplos da televisão. Quem tem valor não precisa de pisar os outros para subir na vida.

Do seu livro de Fados também deve constar a tonalidade (o tom) em que se sente confortável ao cantar o Fado. Quando ouvimos na rádio ou num CD um Fado que nos agrada ele está a ser cantado por alguém que já escolheu uma tonalidade. Vou-lhe dar um exemplo: vamos imaginar que gosta de cantar um poema que tem por base musical o Fado Menor e que a pessoa que o está a cantar utiliza a tonalidade de Ré menor (Dm). Esta tonalidade, pode não ser a sua tonalidade. Com a ajuda de alguém que toque Viola ou outro instrumento e que conheça o Fado Menor, tente encontra o tom certo para a sua voz. O facto de gostar muito de um Fado não quer dizer que esse Fado esteja de acordo com a sua "Tessitura" de Voz. A Tessitura da sua voz é calculada entre a nota mais grave e a mais aguda que consegue reproduzir sem esforço. Esta extensão de voz também se educa. Mas como pretende ser amador (a), tenha simplesmente em conta a sua sensibilidade. Ela é boa conselheira. Não berre nem grite ao cantar o Fado. Caso contrário alguém ainda vai pensar que está zangado (a). Um truque simples é cantar ao espelho. Se ao cantar fizer rugas na testa... está a cantar em esforço. A tonalidade do Fado está alta. Se cantar com uma voz muito grave a tonalidade está baixa. Existem programas de música para computadores que permitem alterar a tonalidade dos Fado, mesmo em ficheiros MP3. Deste modo pode procurar a tonalidade exacta para a sua voz.

2 - Aprenda a dizer o Fado. O Fado canta-se como se fala. Aprenda bem o poema. Respire nos sítios correctos. Antes de cantar o Fado leia o poema em voz alta. Vai notar os pontos de respiração. Caso contrário, ao cantar, pode ficar sem ar para reproduzir um final de uma frase musical. Cante, mas pense no que está a dizer. Muitas vezes ouvimos um fadista a dizer (cantar) AMORE. Ninguém diz amore mas sim amor. Outros cantam o Fado IRRADO. Será que o Fado é IRRITADO? Eu conheço o Fado Errado mas pode ser uma falta grave na minha cultura. Se puder grave a sua voz, mesmo em cassete. Normalmente não gostamos de ouvir a nossa voz gravada. Mas as gravações são muito úteis para corrigir erros no dizer do Fado (cantar).

3 - Mas não deixe de cantar. Dizem que o Fado é triste. Será que a "Rebetika", música grega, é alegre? E a música de câmara... a grande maioria das Óperas... o Tango...etc. O Fado revisteiro é triste? Ou não é Fado? O Fado humorístico, também não é Fado? Mesmo que muitos Fados sejam tristes qual é o problema? Se gosta de Fado... cante, seja ele alegre ou triste. Se não cantar muito bem... haja saúde! O nosso povo sempre cantou, pelo prazer de cantar e não para ser vedeta de Fado.

Fala-se dos grandes poetas portugueses. Grandes em que sentido. Para terminar deixo-lhe um poema de um homem com a 3ª classe e que era motorista de táxi.

 

Lição de Amor

Joaquim Frederico de Brito (1894 - 1977)

Perguntei o que era amor

Ao meu velho professor

Por causa do verbo amar

Naquele tempo em que a gente

Pergunta inocentemente

Às vezes por perguntar.

 

Aquele velhinho ouviu

Olhou para mim e sorriu

E respondeu-me depois

Amor, conheci só um

Substantivo comum

Às vezes comum de dois.

 

Mostrando um desgosto acerbo

Disse que amor como verbo

Nem sempre é regular

É triste dizer, amei

É mau dizer, amarei

E não se diz hei-de amar.

 

O verbo não é para todos

Igual no tempo, nos modos

E às vezes por tal defeito

Põe-se uma oração de lado

Porque não tem predicado

Nem se conhece o sujeito.

 

Só hoje é que dou valor

Ao verbo que o professor

Tão bem me tinha ensinado

Pois se há quem tal verbo adore

Também há muito quem chore

Por já o ter conjugado.

 

ESTROFES

(conjunto de versos): Sextilhas (Seis Versos)

 RIMA

As duas primeiras são emparelhadas e as outras 4 interpoladas

ESQUEMA RIMÁTICO

(a a b c c b)

Perguntei o que era amor

Ao meu velho professor

Por causa do verbo amar

Naquele tempo em que a gente

Pergunta inocentemente

Às vezes por perguntar.

 

TIPO DE RIMA na 1ª. Estrofe:

Pobre em amar e perguntar (são verbos)

Rica em gente e inocentemente (substantivo e advérbio)

 

SÍLABAS MÉTRICAS - 7

Redondilha maior

 Se encontrar erros diga da sua justiça. Todos é que sabemos tudo.

jose-lucio@netcabo.pt