O Fado Património da Humanidade |
O Fado Património da Humanidade?
Esta minha página, sempre teve como função principal, transmitir aquilo que os meus “Mestres” me ensinaram. Alguns já morreram (tenho 64 anos e comecei a aprender Guitarra Portuguesa e Viola Dedilhada aos 11 anos, com o Professor Januário Pinto em Elvas) e os que estão vivos, não os vejo sorridentes com o Fado 2011, património não sei de quê! Sempre pensei que o Fado (não o fado) nasceu em Lisboa e era património dos portugueses. Como não sou doutorado em Fado, considere estas afirmações como um desabafo. No entanto vou elaborar um conjunto de perguntas para que possa ponderar sobre este assunto.
Gosta de Fado ou gosta de ouvir Fado?
O meu Mestre Guitarreiro Manuel Cardoso (1933-1991), quando o filho Óscar Cardoso (grande Guitarreiro que deu continuidade ao trabalho do pai) se casou disse-lhe uma frase que sempre me ficou na memória:
“Já vi que gostas dela por fora... agora aprende a gostar dela por dentro”.
Gostar de Fado é conhecer o Fado. Conhecer as “Parelhas de Fado” – Guitarristas e Violistas, os construtores de instrumentos (Guitarreiros e Violeiros), os Escritores que escreveram livros sobre o Fado (ler os livros), conhecer os Poetas do Fado, os Compositores do Fado e finalmente os Fadistas e Cantadeiras.
Quando gosta de um Fado, gosta da música, do poema ou da pessoa que o canta? Por exemplo o Fado “Pedro Rodrigues” é cantado com vários poemas. Sabe quem foi Pedro Rodrigues? E o autor do poema?
Quando se gosta de ouvir Fado, por norma associamos o Fado ao seu intérprete e mais nada. Não se esqueça de que ouvir Fado na Rádio ou Televisão não é a mesma coisa do que o ouvir ao vivo. O Fado ao vivo “acontece”! É a conjugação perfeita entre os músicos, a pessoa que canta e o público. É sempre mau sinal quando se diz a célebre frase… “silêncio que se vai cantar o Fado”. Normalmente quer dizer que o público está presente para conversar e não para ouvir Fado. Hoje em dia está na moda o “Fado Electrónico”, com microfones e em espaços que levam muito público. Dá mais dinheiro. O microfone dá sempre jeito ao Fadista ou Cantadeira. Mesmo que não saiba projectar a voz, o técnico de som dá mais volume no equipamento de som e um cheirinho de reverberação para a voz ficar mais bonita.
Sabem... ainda não entendi bem, o que quer dizer Património da Humanidade e como é lógico as vantagens para o Fado. Eu disse vantagens para o Fado não para os seres humanos! Portugal é um País muito rico no seu folclore, música ligeira, música clássica, bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e na sonoridade dos seus instrumentos populares. E a canção de Coimbra também passa a ser Fado.
Quando o Fado for Património da Humanidade, várias perguntas se colocam:
Os Fadistas, Cantadeiras, Guitarristas, Violistas, Poetas, Compositores, etc. quando já forem "velhotes" vão começar a receber "um dinheirito" do Património?
Vamos ter aulas de Guitarra e Viola de Fado para quem não tem dinheiro para pagar a um professor?
E as partituras de Fado para que o mundo possa tocar e cantar o nosso Fado? Quem as vai escrever?
Os nossos Guitarreiros vão deixar de comprar as madeiras em Espanha?
Vamos criar Escolas de Canto com o dinheiro do Património?
Os Guitarristas e Violistas (Baixistas) vão ter seguro de mãos e instrumentos? Sabe o que acontece a um instrumentista que se aleija numa mão? O Património vai arranjar um seguro especial para estas pessoas? Vão deixar de passar "Recibo Verde"?
E os outros géneros musicais portugueses vão ter o apoio do Património?
E as Rádios portuguesas vão cumprir a "Lei da Rádio"? O Património vai fiscalizar este assunto?
O IVA dos CDs de Fado vai ter custos zero? Ou o Fado não é cultura?
As diversas associações de Fado, espalhadas pelo mundo vão ter o apoio do Património?
Os grandes arquivos de Fado ainda estão em discos de vinil e em cassete. Quem os vai digitalizar? Ou só as vedetas têm direito à história do Fado?
O Fado vai continuar a ser um negócio ou o Património vai permitir que o Fado seja património de todos?
Quem quiser aprender a construir Guitarras Portuguesas vai ter o apoio do Património?
O Fado já deu dinheiro a muita gente... será que o Património vai dar dinheiro ao Fado?
Podia continuar a fazer perguntas, resta saber se elas teriam resposta. Penso que seria interessante haver mais debates públicos, onde os amantes de Fado pudessem participar e serem esclarecidos das intenções deste projecto. O projecto é bonito... mas não sei se se apresenta bem. Pessoalmente gostava de saber mais sobre o assunto. Como o saber não ocupa lugar, diga sempre da sua justiça. Todos é que sabemos tudo!