SARRONCA

ERA UMA VEZ ...

A SARRONCA é conhecida por muitos nomes dependendo da zona onde é fabricada. RONCADEIRA, ZAMBURRA, ZURRA-BURROS ou simplesmente RONCA nome porque é conhecida na zona de Elvas. É um instrumento tocado para o acompanhamento de canções de Natal ou das Janeiras.

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Uma lata, plástico forte, cordel e uma cana fina (de preferência arrancada com a raiz)

 FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Tesoura, canivete e lixa nº 150

 

EXECUÇÃO

Arranja uma lata com a capacidade de um litro ou maior. Ata a cana ao plástico na parte central: se a cana tiver raiz, consegues atá-la melhor. Agora amarra o plástico à lata, de modo a esticá-lo sempre que deres uma ou duas voltas com o cordel. Com a ajuda do pai ou da mãe ou, porque não da irmã ou de um amigo, consegues que o plástico fique bem esticado. Se estiver bem esticado a cana fica na perpendicular, caso contrário a cana tomba para o lado e terás de voltar a atar desde o início. Nada de pressas, porque devagar é que se vai ao longe.

 

DECORAÇÃO

Que tal, à hora de jantar, quando todos estiverem sentados à mesa, a decoração da tua SARRONCA ser motivo de diálogo.

COMO TOCAR

A SARRONCA produz um ronco que se obtém friccionando a cana em movimentos lentos de cima para baixo e vice-versa, mas sempre com a mão molhada. Não apertes muito a cana e tem sempre a mão molhada. As prendas de Natal, têm sempre outro sabor, acompanhadas com a sonoridade da tua SARRONCA. A propósito de Natal. Acreditas no Pai Natal? Muitas vezes, a história e a imaginação, não são objectos palpáveis, como o dinheiro ou os brinquedos. O Pai Natal, faz parte do teu imaginário, dos teus sonhos e sonhar é um processo humano de crescer.