MARACAS

ERA UMA VEZ ....

Segundo uma classificação orgonológica inter-nacional, os instrumentos musicais estão divididos em cinco grupos, onde existem ainda subdivisões. Os Cordofones (como a Guitarra Portuguesa), os Membranofones (como o Adufe), os Aerofones (como a Flauta) os Ideofones (como as Maracas) e os Electrofones (como o Órgão Electrónico). As MARACAS são instrumentos de percussão muito utilizados na música latino-americana. Com o aparecimento da RÁDIO, a música popular das diversas regiões começou a misturar-se, bem como os respectivos instrumentos musicais. Assim as MARACAS, hoje em dia, não servem só para acompanhar música latino-americana, mas qualquer tipo de música. 

 MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Uma lata de refrigerante e cerca de 30 cm de um cabo de vassoura (de preferência, não serres o cabo da vassoura lá de casa).

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Tesoura, serra, martelo, prego, cartão e pedrinhas.

EXECUÇÃO

Arranjas uma lata de refrigerante ou outra qualquer que tenha uma capacidade de cerca de 30 cm cúbicos. Atravessas a mesma com um pedaço de pau com cerca de 30 cm de comprimento. Colocas no interior da lata algumas pedrinhas (não coloques muitas) e com uma rodela de cartão, que tenha um furo ao meio para passar o pau, vedas a saída da lata de modo a que as pedrinhas não saiam. Podes utilizar, vários cartões colados, para dares uma maior resistência e evitares a saída das pedrinhas quando estiveres a tocar.

DECORAÇÃO

As MARACAS são sempre instrumentos muito coloridos a base de cores quentes. Mas se tu fores friorento, decora-o com bem te apetecer.

COMO TOCAR

Pega no cabo, ou pega, da tua Maraca e tenta, chocalhá-la ao ritmo da música. Se fizeres duas, para que tenham sons diferentes, coloca mais pedrinhas numa do que noutra. E agora vamos à dança.