BANJO

ERA UMA VEZ ...

 

Se um dia vires numa revista ou na televisão, um instrumento musical do tipo cordofone (viola, cavaquinho, etc.) em que a caixa de ressonância é redonda, lembrando um TAMBOR, esse instrumento quase de certeza que pertence à família dos BANJOS, têm diversos nomes. Foram, muito provavelmente, os colonos americanos que introduziram o BANJO na cultura popular portuguesa dando origem às TRUPES DE JAZZ. No entanto o BANJO aparece muito ligado à música alentejana, onde o barbeiro é o seu principal tocador.

 

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

 

Caixa metálica redonda, colher de pau, plástico forte, arame, dois camarões, cerca de 5 cm de tubo plástico (uma caneta velha) e fio de nylon para as cordas.

 

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

 

Serra, tesoura, martelo, furador, limatão, 3 metros de cordel, um alicate universal e um prego.

 

EXECUÇÃO

 

Abres um orifício na lata, de modo que possas introduzir a colher de pau, ficando a parte mais larga dentro. Para lhe dar uma maior estrutura pregas essa parte à lata. Ao pregares tem o cuidado de nivelares a colher, isto é, ela deve fazer, um ângulo de 90 graus com a lata. Depois forra a parte aberta da caixa, com o plástico e estica-o bem (esta parte da construção corre melhor, se tiveres ajuda de alguém). No topo da colher coloca os dois camarões (não são daqueles de comer). Ao espetares o prego para fixar a colher, deixa cerca de um milímetro de fora. Este espaço vai servir para atares as duas cordas. O outro lado livre da corda vai enrolar ao respectivo camarão, que tem a função de a esticar (afinar). No entanto para que a corda dê um som forte, limpo e afinado ela precisa de estar apoiada em dois pontos. Com o arame prendes a corda junto aos camarões, passando também à volta da colher. O outro ponto de apoio da corda é o bocadinho de caneta que colocas sobre o plástico que forra a lata.

 

DECORAÇÃO

 

Antigamente, as Tunas Académicas colocavam no topo do instrumento que tocavam, fitas de pano, de uma determinada cor, que tinham a ver com o curso que estudavam. Outra sugestão para decorares a lata é utilizares tirar de cartão, alternando as cores. Mas quem sabe disso és tu. Decora o teu BANJO como te apetecer. Mas, quando chegares à faculdade, mantém viva esta tradição, das cores do teu curso.

 

COMO TOCAR

 

O brinquedo que acabaste de construir, serve para tu brincares com sons, mas não te permite tocar uma melodia, porque não tem uma escala temperada. Mais à frente, eu vou-te ensinar como se faz esta operação.