PANDEIRETA

ERA UMA VEZ...

Já alguma vez, tiveste a oportunidade de assistir a um encontro de TUNAS ACADÉMICAS? É um espectáculo fabuloso e se uma TUNA tiver alguém hábil no tocar da pandeireta então é que vais sentir o pulsar da música. O ou, a estudante que toca este instrumento, por vezes, consegue dar um colorido tal à música que é impossível ficar indiferente, à vontade que sentimos dentro de nós, de cantar ou dançar. As pandeiretas podem ter ou não pele, como um tambor. Se tiverem pele, o músico pode tirar partido de dois sons distintos: o bater na pele com a mão (os mais hábeis tocam-na, em movimentos rápidos, com os cotovelos e joelhos) e o chocalhar das soalhas, dispostas aos pares no aro da PANDEIRETA.

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Um caixa velha de plástico (cuidado... com a loiça lá em casa), 8 caricas e arame.

FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS

Serrote cabo de faca, canivete, martelo, furador, alicate, berbequim com broca de 10 mm e lixa nº 150.

EXECUÇÃO

A intenção de se construir uma pandeireta a partir de uma caixa de plástico redonda é dela aproveitar um aro. Este vai ser o teu primeiro trabalho. Deves utilizar um serrote cabo de faca, que te permite um corte mais certo.  Como é lógico deves decidir a altura do aro, (este deve ser de cerca de 6 cm). Com o auxílio de um bocado de papel com 6 cm e com o bico do canivete marca vários pontos, que te sirvam de referência ao corte. Depois de teres o aro completo, podes aperfeiçoar as irregularidades do corte com a lixa.  A fase seguinte é a preparação das caricas.  Com um martelo espalma e retira o vedante das mesmas.  Com um furador, no centro de cada uma, abre um buraco. Com o alicate corta quatro arames com cerca de 10 cm e enfia as caricas duas a duas. Agora tens de abrir quatro ranhuras, no aro de plástico.  Necessitas do berbequim para fazeres dois furos que distem cerca de 5 cm.  Depois dos furos prontos, com o canivete abres a ranhura onde vão articular as caricas.  Fazendo dois pequenos furos,  em cima e em baixo da ranhura,  vais poder prender o arame e assim fixar em cada ranhura duas caricas.

DECORAÇÃO

Desta vez não te dou nenhum palpite.  Usa a tua imaginação.

COMO TOCAR

Quando sentires a pandeireta pronta nas tuas mãos,  põe uma cassete ou um CD a tocar e logo lhe vais sentir o ritmo. Depois é como tudo nesta vida: o que custa mais, são os primeiros 50 anos.