|
VIDROFONE
ERA UMA VEZ ... A primeira vez que vi e ouvi tocar, um instrumento parecido com este, foi num CIRCO, ainda usava calções e a tábua onde estava sentado, devia ser ortopédica, devido à dureza que imprimia ao meu rabiosque. Tinha um grande suporte em ferro cromado e, penso eu, uma extensão cromática de duas oitavas ou seja 24 notas. Uma escala cromática tem 12 notas, as 7 naturais de Dó a Si e os acidentes, vulgarmente conhecidos por sustenidos, que são 5 (as teclas pretas do piano, numa oitava). Nem queiras saber a confusão que me fez o facto de garrafas iguais darem sons diferentes. Depois toda elas eram muito coloridas e reflectiam as luzes dos projectores, dando-lhe um ar mágico. E pensando para com os meus botões... mágico... deve ser isso, isto é, mais um truque de ilusionismo. Mas não era, mais tarde, descobri o segredo que vou partilhar contigo.
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO Réguas de madeira, para o suporte, 5 garrafas de vidro, cordel, 5 rolhas novas, 5 camarões e um martelo de brincar.
FERRAMENTAS E ACESSÓRIOS Uma tesoura, um furador, um canivete, um berbequim com broca de 3 mm, um martelo e cola de contacto.
CONSTRUÇÃO Este vidrofone pode ter ou não as garrafas apoiadas. Se quiseres podes imaginar um suporte de madeira, baseado na figura anexa. Para isso tens de furar as rolhas com a broca de 3mm (cuidado se utilizares um berbequim eléctrico, porque as rolhas esfarelam-se com muita facilidade. Se puderes utiliza um berbequim manual (é menos perigoso e não esfarela tanto a rolha). Este furo destina-se à passagem do cordel, para que possas pendurar a garrafa, depois de colocares a rolha no gargalo. Vamos agora deslindar o truque de afinar as garrafas. Colocas água da torneira em todas elas. Com um martelo de brincar ou simplesmente com um pau, bates numa delas e tenta ouvir a nota obtida. Para isso necessitas de ter um instrumento correctamente afinado que te vai servir de termo de comparação. Se tiveres um afinador electrónico, mais correcta fica a afinação. Outra ideia é pedires ajuda ao teu professor de música ou a um amigo (amiga) teu que tenha um ouvido musical já educado. Depois com o auxílio de uma palhinha vais retirando água até obteres a nota desejada. É aqui que está o truque. Quanto menos água, mais aguda é a nota. Se quiseres dar cor à água, utiliza anilinas. Depois de cada uma das garrafas afinada, vais colocar as rolhas, para que o líquido não saia. Perder líquido quer dizer que essa garrafa ficou desafinada. Se utilizares rolhas atravessadas por um cordel, depois de as colocares nas garrafas, aplica um pouco de cola de contacto sobre a rolha, que vai ter a função de vedante, para que o líquido não saia.
DECORAÇÃO Não coloques autocolantes nas garrafas. Eles vão tirar o brilho das notas musicais. No entanto se construíres um suporte de madeira, podes dar asas à tua imaginação. Este instrumento em grande, era tocado pelos palhaços do circo. Aqui está uma maneira, de prestares uma homenagem a estes homens, que têm como profissão, fazer-te rir. E a eles, será que lhes apetece rir? As pessoas gostam muito de ir ao circo, durante a época natalícia. Será que o palhaço, não come durante o resto do ano?
COMO TOCAR Este instrumento não é aconselhado a nervosos, caso contrário, em vez de notas musicais temos cacos de vidro. Como só tem 5 notas, as melodias mais complicadas não poderão ser executadas neste instrumento. Mas se assim o desejares, podes aumentar o número de garrafas e como é lógico, as notas musicais. Se conseguiste fazer todos os instrumentos, parabéns. Portugal precisa de músicos que defendam o nosso património musical. Aprende a ter garbo naquilo que é português. Afinal estás a proteger aquilo que também te pertence. Se gostaste de ler este livro e de fazer todos estes instrumentos, obrigado, ele foi elaborado especificamente para ti. Mas se puderes, não te esqueças de partilhar os teus conhecimentos, com os teus amigos e amigas.
|