O QUADRO DE MALHOA

Será que alguma vez teve a curiosidade de visitar o museu da cidade de Lisboa? De certeza que já teve oportunidade de saborear este belo quadro"O FADO". José Vital Branco Malhoa, pintor famoso, nasceu nas Calda da Rainha em 1855, e faleceu em 1933, em Figueiró dos Vinhos. Veio para Lisboa aprender o ofício de entalhador, mas era seu fado mudar a sua arte para a pintura. Frequentou a Academia de Belas Artes de Lisboa e foi um atento observador da Mouraria, zona que o inspirou para a criação do seu célebre quadro "O Fado".

Algumas curiosidades sobre o quadro de Malhoa.

Na época, os pintores contratavam modelos vivos para melhor poder expressar a sua arte, foi na Rua do Capelão que Malhoa contratou o Ambrósio Guitarrista e a Adelaide da Facada (tinha na face esquerda uma grande cicatriz e talvez por esse facto ela a encubra com a mão, virando a cara ao pintor). O Ambrósio Guitarrista fez a vida negra a Malhoa. Por ser desordeiro passava mais tempo no calaboiço do que em liberdade, facto este que fez atrasar, em muito, a conclusão do óleo. Recriando no seu atelier (Casa António Anastácio) um cenário natural, esta obra foi finalizada no ano de 1910. Nem sempre o quadro de Malhoa foi conhecido por "O Fado". Em 1912 esteve exposto em Paris com o nome "Sous le Charme", em Buenos Aires "Será Verdade" e em Liverpool "The Natice Song". Em 1917 foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa pelo valor de quatro mil escudos.

Malhoa quis homenagear e dar dignidade ao FADO. No entanto numa entrevista dada a um jornal nega esta afirmação. Possivelmente, este facto deve-se à polémica gerada à volta da aquisição do quadro pela Câmara Municipal de Lisboa. Foram muitos aqueles que se insurgiram em relação a esta aquisição alegando existirem pintores mais consagrados internacionalmente.

O "Fado" de Malhoa retratava uma cantadeira acompanhada por um tocador que ostentava com um certo sentimento a sua banza (Guitarra Portuguesa). Muitos foram aqueles que confundiram este quadro com a figura de Severa acompanhada, possivelmente, pelo Sousa do Casacão. As chinelas são idênticas, a cabeleira é farta a saia tem rodapé. No quadro não faltam ainda pequenos pormenores como a imagem de Cristo na parede onde as mágoas eram afogadas no fundo de uma garrafa de vinho.

 

 

                    THE MALHOA PICTURE

 Have you by any chance ever been inquisitive enough to have visited the museum of the city of Lisbon? If you have you would certainly have had the opportunity of enjoying this beautiful painting entitled "FADO". José Vital Branco Malhoa, was a well-known painter, who was born in Caldas da Rainha in 1855, and passed away in 1933, in Figueiró dos Vinhos. He came to Lisbon to learn the trade of wood carver, but as fate would have it, he changed to the art of painting. He attended the Lisbon Fine Arts Academy and was an attentive observer of Mouraria, an area of Lisbon which inspired him to create his famous painting "O Fado".

Some peculiarities of the Malhoa painting.

At the time, painters contracted live models so as to be better able to express their art, and in the Rua do Capelão Malhoa contracted the Guitarist Ambrósio and Adelaide da Facada (who had a large scar on her left cheek which is perhaps why she covers it with her hand, turning her face to the painter). The Guitarist Ambrósio made Malhoa’s life intolerable. As he was unruly he spent more time in gaol than at liberty, which very much delayed the completion of the oil painting. Recreating natural scenery in his work shop (Casa António Anastácio), this work was finished in 1910. Malhoa’s painting was not always known as "O Fado". In 1912 it was shown in Paris under the name "Sous le Charme", in Buenos Aires "Será Verdade" and in Liverpool "The Natice Song". In 1917 it was purchased by Lisbon Municipal Council for four thousand escudos.

Malhoa wanted to pay homage and honour to FADO. In the meantime in a newspaper interview he denied this. This fact is possibly due to the polemic surrounding the acquisition of the painting by the Lisbon Municipal Council. There were many who were against this acquisition, alleging that there were painters who were more internationally acclaimed.

Malhoa’s "Fado" depicted a woman singer accompanied by a guitar player who boasted his small African/Portuguese Guitar with some emotion. There were many who confused this painting with the image of Severa accompanied, possibly, by Sousa do Casacão. The slippers are identical, the hairstyle is full, the skirt has a border. In the painting there is no lack of further small details such as the image of Christ on the wall, where grief was satiated.

Autora da Tradução

Pamela Murphy de Freitas