4ª Lição

 

Aprender a acompanhar o Fado Mouraria

 

Existem 3 tipos de Fados, para os quais foram feitos muitos poemas. São Fados sem dono. O Menor, o Mouraria e o Corrido. O Fado Mouraria em "Bordões" na extensão máxima da Guitarra portuguesa é conhecido por "Fado das Horas". Estes 3 tipos de Fados são chamados estilizados, que quer dizer que cada Fadista ou Cantadeira os interpreta "de uma maneira própria". Esta pauta é uma maneira simples de o acompanhar. Mas não pense que é fácil. Hoje em dia, a maioria dos Guitarristas não acompanha o Fado das Horas. Faz um duplo concerto sobre este Fado. Quer mostrar que sabe tocar Guitarra. Quer ser Concertista. Se quer ser Concertista, então porque é que anda a acompanhar Fado? A função de uma "Parelha de Fado" (Guitarrista e Violista) é acompanhar Fado. É para isso que são pagos. Porque a maioria das vezes, quem canta Fado, canta porque sente e não recebe. A maioria das vezes paga o jantar.

Vamos ao Mouraria com som MIDI de fundo. Já sabe, mas eu lembro-lhe outra vez, que o som serve apenas para o guiar na leitura da pauta, para quem não estudou Teoria Musical.

Os números a encarnado representam o número de compassos da música. Preste atenção aos números a preto. Eles indicam as notas pisadas na Guitarra. A linha corresponde à cora , o número ao espaço onde deve ser pisada. Se aparece o ZERO (0) quer dizer que a corda não é pisada.

 

Se encontrar erros, diga da sua justiça para jose-lucio@netcabo.pt

Não desista e pratique todos os dias.

José Lúcio Ribeiro de Almeida

2009